Não tem jeito, hoje aprender a programar é muito mais que uma curiosidade dos nerds. Programação será essencial para compreender o mundo no futuro, dominado pelas máquinas. O homem precisará entender como elas pensam e se comunicam para não ser dominado. A alienação em relação à tecnologia já é gritante, são poucas pessoas que sabem o nível extremamente perigoso das pesquisas em algumas universidades ao redor do mundo. Alguns homens já estão brincando de Deus, sem que a humanidade saiba.
Precisamos começar a pensar seriamente nos efeitos da tecnologia sobre a humanidade. Na dependência humana da tecnologia avançada, de toda a energia que doamos às máquinas diariamente sem perceber. Mas pra isso é preciso antes perder o medo delas, entender como funcionam minimamente e empoderar-nos da ESCOLHA de tê-las em nossas vidas.
Recomendo começar leve. Apenas assistindo alguns cursos online, sem muita pressão para tornar-se hacker, programador ou mestre das máquinas. Apenas aprender sua linguagem já vai abrir algumas portas para o melhor entendimento do futuro não muito distante.
Facebook, Google, Microsoft e Twitter se uniram para ensinar crianças a programar, também lançaram uma campanha para que programação seja matéria obrigatória em escolas nos Estados Unidos. A necessidade de programadores é maior que a oferta. A internet tem pressa.
Outra opção de aprendizado online é o curso CS50 de Harvard. Básico de programação através de uma metodologia de incentivo intensa muito bem adaptada aos jovens de hoje – hacklabs, festas de programação, colaboração ao invés de competição, professor hiperativo e alucinado…
https://www.edx.org/course/harvardx/harvardx-cs50x-introduction-computer-1022
#ficaadica
Leave a Reply