São quatro elementos: a terra (corpo), o
ar (mente), água (emoção) e fogo (espírito). Juntos eles compoem a totalidade da vida e do seu ser.
Eu falo de uma espiritualidade orgânica. De uma parte integrante do ser. Que se vive no dia-a-dia assim como se vive a mente, o corpo e as emoções.
Onde seguir o caminho espiritual já não é mais uma escolha limitada para poucos. Mas sim tão natural como cozinhar um almoço ou deitar-se pra dormir (duas atividades muito sagradas).
A maior diferença é que a espiritualidade dá significado para o cotidiano. Instala sacralidade na mais banal das atividades.
Uma pessoa ativada espiritualmente vive o seu dia a dia material assim como todas as outras.
Só que sabendo seu propósito na Terra.
(E sabendo que o que ela vive na matéria é a experiência exata que ela precisa para desenvolver aptidões para realizar esse propósito. Desde ser mendigo, ladrão, palhaço, bruxa, empresário, presidente…)
Ela acorda, trabalha, cuida dos filhos, toma uma cervejinha estando consciente das dinâmicas energéticas que lhe rodeiam. E do simbolismo maior de suas atividades na grande metáfora da vida.
Ela vai almoçar com a sua família e celebrar o aniversário da avó comendo bolo de brigadeiro e ao mesmo tempo tomando responsabilidade pelas suas dinâmicas kármicas, os aprendizados necessários para a evolução de sua alma. Direcionando a cura ancestral de seu sangue como o básico de nascer em uma família.
Ela dança entrelaçando matéria e espírito,
percebendo a profunda relação entre esses dois. Ela resolve questões da alma no seu dia-a-dia no mundo. Ela usa práticas materiais na sua evolução espiritual.
Ela reverencia o Deus do espírito e a Deusa da matéria em um grande espiral de conexão masculino-feminino que se reflete em suas relações pessoais.
Ela vê iluminação em animais selvagens e silvestres.
Ela percebe a união em tudo e todos.
E caminha livre porque sabe que essa é a premisa máxima de todas as almas.
Muitas pessoas acham que “ser espiritual” define quem se é. Ou se é espiritual ou se é material. Sem perceber que espiritualidade é um elemento tão natural quanto mente, corpo e emoção.
E isso muda tudo sem mudar nada.
Leave a Reply